O aluno Ivan Pombo, a trabalhar no âmbito do grupo Complex and Hypercomplex Analysis do CIDMA, ganhou o concurso MEDISIS IDEAS (https://www.ua.pt/pt/noticias/5/63577) com o seu projecto "Sistema de Monitorização Diária de um Paciente através de Tomografia de Impedância Eléctrica"

Sobre o projecto:

Tomografia de Impedância Eléctrica é um método de imagem médica não-invasivo e não-ionizante. Cria uma imagem médica através das propriedades dieléctricas distintas dos tecidos. A reconstrução do interior de um corpo é feita através de algoritmos que usam apenas medições de corrente eléctrica e voltagem na fronteira do corpo. A metodologia deste método é muito simples tendo como maior enfâse os algoritmos de reconstrução, sendo que o dispositivo necessário para o executar tem a possibilidade de ser leve e versátil para uma monitorização diária de um paciente, mesmo estando este no seu dia-a-dia. Após a reconstrução da imagem um conjunto de algoritmos de classificação, baseado em redes neuronais, permitirá averiguar a existência de diversas patologias, como derrames e tumores. O objetivo é criar um protótipo que permita a reconstrução através deste método com os algoritmos desenvolvidos no CIDMA, com um sistema de alerta, baseado na classificação de patologias, para acção rápida.

Published/edited: 30/06/2020 <