O Prémio Investigador UA tem como objetivo relevar o trabalho realizado na área da investigação concretizado na UA e reconhecer o mérito do investigador ou da equipa de investigação cujo trabalho se tenha destacado. “Somos cada vez mais uma Universidade de investigação onde tanto docentes como investigadores têm obtido reconhecimento interno e internacional”, sublinhou Paulo Jorge Ferreira. Com a entrega deste prémio, apontou o Reitor, “afirmamos o reconhecimento público àqueles que individualmente ou em equipa contribuem para a afirmação da UA nesta vertente.
Com esta homenagem, a Academia quer “consolidar a cultura de investigação e promover a investigação científica de excelência na UA e reconhecer o mérito do investigador ou da equipa de investigação cujo trabalho se tenha destacado a nível nacional e internacional”, referiu Artur Silva, Vice-reitor para a Investigação, Inovação e Formação de 3º Ciclo e Acreditação dos Ciclos de Estudos, na hora em que entregou o prémio.
O galardão foi entregue a Carlos Herdeiro, investigador do Departamento de Matemática. Licenciado em Física/Matemática Aplicada na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto em 1996, Carlos Herdeiro concluiu o Mestrado (Certificado de Estudos Avançados em Matemática, 1997) e Doutoramento em Física teórica (2001) no Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica da Universidade de Cambridge. Carlos Herdeiro foi investigador pós-doutoral na Universidade de Stanford (EUA) e Universidade do Porto, professor auxiliar na UA onde fez a agregação em 2012, professor associado no Instituto Superior Técnico e é, presentemente, investigador coordenador de carreira no Departamento de Matemática da UA. O investigador da UA é autor de mais de duas centenas de artigos em revistas internacionais de referência na área da gravitação, cosmologia, física de altas energias e física-matemática.
Foram entregues ainda menções honrosas ao investigador António Pedro da Costa, do Departamento de Educação e Psicologia, na categoria de Artes e Humanidades; à investigadora Sónia Ventura, do Departamento de Química, na categoria Ciências; ao investigador Manuel Oliveira, do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo, na categoria Ciências Sociais, e, por fim, à investigadora Susana Sargento, do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática, na categoria Engenharia.
(texto retirado de https://www.ua.pt/pt/noticias/11/80167)